Escola da Ergonomia

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5 Itens que devem incluir em seu documento de orientação de processo de ergonomia

Gestão de um processo de ergonomia.

 

Um documento de orientação para processo de ergonomia é uma ferramenta útil para o gerenciamento ser bem-sucedido e sustentável.

 

Estabelecendo um processo de documentação e orientação.

 

   As iniciativas de ergonomia mais bem-sucedidas e sustentáveis têm duas coisas em comum.

 

  São elas:

 

1.     Ter um processo estratégico de melhoria contínua. 

 

A ergonomia deve ser vista como um processo contínuo e sistemático de melhoria que agrega um enorme valor à organização. Este processo é amadurecido em operações diárias da organização para melhorar o desempenho no local de trabalho, bem como saúde, segurança e produtividade. 

 

2.     Ter um bom gerenciamento. 

 

Processos empresariais bem geridos têm apoio, apropriação de liderança, objetivos, funções definidas, expectativas de desempenho.

 

Para realizar essas características para sua iniciativa ergonômica, você precisará estabelecer um documento de orientação de processo ergonômico; esse documento ativo irá fornecer as bases para o processo de ergonomia. É uma ferramenta que você continuamente irá refinar e melhorar ao longo do tempo sua gestão de ergonomia.

Seu documento de orientação de processo de ergonomia deve incluir:

 

1. Declaração de propriedade e apoio ao processo de ergonomia.

 

A linha de fundo é que a liderança deve possuir e apoiar o processo de ergonomia para que ele tenha uma chance de fazer um impacto duradouro sobre a organização. Isso deve ser documentado na declaração de orientação do processo ergonômico e as principais partes interessadas devem indicar seu compromisso com o processo.

 

Quando um stakeholder chave se move dentro ou fora da organização, um novo campeão deve ser estabelecido e o documento de orientação deve ser atualizado para refletir a mudança de liderança.

 

2. Metas e objetivos.

 

Metas devem ser estabelecidas para fornecer orientações para o processo e responsabilizar todos para o cumprimento dos objetivos-chave. Essas metas devem ser alinhadas com outras metas e iniciativas organizacionais.

 

3. Funções e expectativas de desempenho.

 

É extremamente importante que todos na organização conheçam e compreendam seu papel no processo ergonômico. Os papéis e responsabilidades devem ser claramente definidos e comunicados. As expectativas específicas de desempenho devem ser estabelecidas e as pessoas responsáveis por atender às expectativas.

 

4. Principais métricas e indicadores de desempenho.

 

As métricas e os indicadores de desempenho devem ser escolhidos e claramente definidos no documento de orientação. Todos precisam saber e entender como os indicadores serão mantidos ao longo do processo. Uma combinação de indicadores de liderança e atrasos devem ser usadas para rastrear com precisão os resultados das atividades, do progresso e da linha de fundo.

 

5. Plano de revisão e auditoria regulares do processo ergonômico.

 

Como qualquer processo de negócios, uma revisão/auditoria regular deve ser realizada para identificar oportunidades de melhoria contínua e para comemorar o sucesso ao longo do caminho.

 

Ficou com dúvidas ou possui alguma sugestão? Mande um e-mail!

alexandre@ergonomicinfocus.com.br

 

"Quando trabalhamos juntos, chegamos mais longe".

 

Alexandre Espinha

 

“Eu ajudo as empresas, oferecendo gestão de ergonomia focado em melhoria de processo, com diferencial no atendimento personalizado, sempre focando em alta performance, criando sinergia, por meio de um desenvolvimento sustentável, transformando conhecimento em ações para que sua empresa possa decidir e obter melhores resultados.”

 

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