Escola da Ergonomia

Ensinando a você tudo o que sabemos sobre ergonomia, lean seis sigma, saúde no ambiente de trabalho e liderança em segurança.

Exoesqueletos industriais - o que você não está ouvindo Alexandre Espinha consultor de ergonomia e lean.jpg

Exoesqueletos industriais: O que você não está ouvindo?

Segundo Fajardo I, “primeiramente, esses equipamentos só podem entrar nos postos de trabalho após terem sido esgotados todos os recursos de engenharia e as possíveis melhorias na organização do trabalho. Se após essa análise os problemas ergonômicos persistirem, o exoesqueleto pode ser uma solução a ser testada.

Antes do teste é fundamental a realização de uma avaliação da biomecânica do trabalhador, pois isso permite a localização de síndrome de dominância muscular, frouxidão ligamentar ou pré disposição de lesões. Sem essa análise a saúde do trabalhador estará em risco.

Além disso essa avaliação deve ser repetida uma vez por mês garantindo que o trabalhador não tenha nenhuma alteração biomecânica após o uso contínuo.

Para garantir a segurança do usuário e das pessoas em volta é adequado fazer uma análise de risco ao incorporar os exoesqueletos ao ambiente de trabalho.

O ergonomista associado à equipe de engenharia de segurança, deve avaliar se existe um potencial risco de acidentes, como por exemplo, risco de agarramento do exoesqueleto em algum equipamento. E por último, recomendo a aplicação de uma avaliação de desconforto feita durante 15 dias, período de adaptação da musculatura e de reprogramação da memória muscular.

Essa avaliação deve ser aplicada por um profissional de ergonomia sendo feita no início, meio e final da jornada de trabalho, o foco é verificar se o equipamento está trazendo algum desconforto ao trabalhador.

Outro ponto importante é informar ao trabalhador que ele poderá desistir do teste quando achar necessário e nunca impor o projeto a ele, pois isso irá quebrar a parceria dificultando o projeto. Seguindo esses passos, o projeto tem 84% de chance de sucesso. “

 

"Quando trabalhamos juntos, chegamos mais longe".

 

Alexandre Espinha

 

“Eu ajudo as empresas, oferecendo gestão de ergonomia focado em melhoria de processo, com diferencial no atendimento personalizado, sempre focando em alta performance, criando sinergia, por meio de um desenvolvimento sustentável, transformando conhecimento em ações para que sua empresa possa decidir e obter melhores resultados.”

 

#ergonomiacuratudo #ergonomicinfocus #gestãodeergonomia #AlexandreEspinha #ergonomiaemfoco

CADASTRE SEU E-MAIL

cadastre-se e receba nosso conteúdo editorial diretamente em seu e-mail